quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Um espaço para Biologia!

Desnutrição

A espécie humana é caracterizada por produzir seres incompletos ao nascimento. Diferentemente de outros mamíferos, os humanos nascem depedentes dos cuidados de alguém para assegurar-lhes a sobrevivência, esta depedência é mantida até que a pessoa adquira autonomia física e mental.
Depois do nascimento, a exposição direta do organismo ao ambiente cria uma nova realidade. Com o desenvolvimento corporal (o crescimento), o mecanismo do sistema nervoso central, começa a depender exclusivamente do ambiente.
Muito mais que fruto de um determinismo genético, a espécie humana é fruto do determinismo ambiental. O ambiente é superior ao biológico. Não existem genes que assegurem o crescimento e o desenvolvimento na ausência de ambiente adequado.
O fato de nascer vivo lá é, por si, uma garantia de qualidade biológica capaz de assegurar um desenvolvimento saudável, na maioria dos casos. Todavia, o crescimento física e o desenvolvimento mental das pessoas têm absoluta dependência das condições ambientais nas quais ocorrem. Por melhor que seja a constituição genética de qualquer um, o seu crescimento e desenvolvimento estarão irremediavelmente prejudicados na ausência de alimentação adequada em quantidade e qualidade, assim como de condições de maioria que impeçam ou dificultem exposições a agentes infecciosos e parasitários.
O futuro físico e mental de qualquer pessoa depende, fudamentalmente, do ambiente no qual seu organismo se desenvolve nos primeiros anos de vida.
A desnutrição é uma condição causada por ingestão ou digestão inadequada de nutrientes que tem como causas diversos fatores, normalmente associados à pobreza e a falta de alimentos dela decorrente. Está relacionada à falta de condições mínimas de existência.
A desnutrição pode ser leve o suficiente para não apresentar sintomas ou tão grave que os danos ocasionado são irreversíveis embora o indivíduo possa se manter vivo. Um desses danos está relacionado às doenças mentais. Desnutrição é causa reconhecida, e divulgada, de retardo mental.
Portanto, a alimentação é fundamental ao cresciemento e desenvolvimento de qualquer ser vivo, seja planta, um animal ou criança
.

4 comentários:

Anônimo disse...

Humm...postando no blog...Estou gostando de vê. bjs.

Anônimo disse...

Confirmando:
Equipe
Dary, Gabriel, Juli, Paulinha, Humbert, Camila e Keisla??

Pq Keisla não postou a avaliaçao do blog? Ela tá no grupo??

Mil bjos.

Camila Carvalho disse...

Próo!

Keu disse que não postou por causa da net da casa dela, tava muito ruim, sempre caia. Aew ela ia postar aqui em casa, só não sei o que houve depois disso, porque não veio! =/

Mas Keu é do grupo! =)

Beeijos

Scientialogia disse...

Gostei do texto!
A biologia também tem seu merecido destaque.