domingo, 7 de setembro de 2008

Fenômeno Maré Vermelha

A proliferação de micro-algas dinoflageladas com pigmentação avermelhada.

Maré Vermelha é provocado pelo desequilíbrio ecológico resultante da excessiva proliferação da população de certas algas tóxicas, principalmente as dinoflageladas Gonyaulax catenela.

Contudo, a ocorrência desse evento não condiz com sua denominação, visto que a coloração da água na superfície do mar pode variar, e para dissociar tal acontecimento natural à pigmentação, comumente avermelhada, mas também com tonalidade marrom, esse pode ser denominado, com mais coerência, por apenas “floração de algas nocivas”.

As causas relacionadas a esse acontecimento são as seguintes: alteração na salinidade, oscilação térmica da água e excesso de sais minerais decorrentes do escoamento de esgoto doméstico nas regiões de estuário, alterando as condições abióticas da zona pelágica (de 0 a 200 metros de profundidade), conseqüentemente afetando o comportamento das espécies planctônicas.

A acelerada reprodução e aglomeração das algas dinoflageladas, com proporcional extenuação (morte) das mesmas, desencadeiam um efeito catastrófico na fauna aquática local, liberando substâncias tóxicas em alta concentração, capaz de envenenar a água e os organismos ali viventes, por exemplo, a morte em larga escala de peixes e moluscos. Em geral, os organismos filtradores são os mais atingidos.

Outro aspecto evidente é o bloqueio efetuado pela camada de algas, impedindo a incidência e passagem de luminosidade, atenuando o processo fotossintético com diminuição dos níveis de oxigenação da água.

12 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante a postagem.

Só pra ressaltar, a poluição causada pelo homem tem grande responsabilidade em tal fenômeno.
Uma vez que o esgoto despejado nos oceanos, faz com que ele adquira um excesso de nutrientes, ocorrendo assim, entre outros fatores, a floração.

Paula Horrana disse...

Nós temos culpa nisso! :D

Anônimo disse...

Paulinha concordo com voçê!
Nós temos uma parcela de culpa nisso..

Sabemos que a poluição só trás maléficios para a natureza e até para nós mesmos, mas mesmo assim continuamos poluindo.
Temos que parar pra pensar um pouco na natureza!!!

Anônimo disse...

Também acho Paulinha!

O homem é o principal culpado pelas alterações do meio ambiente, e além de ser culpado é também, um dos mais prejudicados!

Com a maré vermelha mesmo, prejudica a economia, e os peixes contaminados muitas vezes servem de alimento, após comer o peixe, vários problemas com o homem vão acontecer !

Fora os outros problemas que ela pode causar.

Anônimo disse...

Sem falar que muitas vezes a floração gera uma economia momentânea por haver a disposição de muitos alimentos, porém isso se trata de uma tentação enganadora.

A floração provoca um grande número de alimentos contaminados,
depois de igeri-los a problemática vêm à tona.

Anônimo disse...

eu ja ouvi falar muito sobre essa maré vermelha!!
um fenomeno intrigante!!
Nunca penseii que seus danos fossem tão graves!

Anônimo disse...

Vale lembrar tbm que tal fato pode ter um impacto muito negativo na economia das pessoas que vendem ostras e mariscos! Isso aconteçe pq com a maré vermelha estes são contaminados e impedidos de serem comercializados!

Anônimo disse...

A alta concentração de microorganismos derivados do plâncton impedem a passagem da luz solar e alguns deles liberam toxinas, geralmente provocando o envenenamento das águas e ameaçando a sobrevivência de outras espécies marinhas. Além disso, gera grandes prejuízos econômicos para os pescadores. Isso se deve a ação do homem.

Anônimo disse...

Verdade. ;)

Obrigada pelos comentários galera!

Camila Carvalho disse...

Será que os cientistas não já associaram isso com o fato de Moisés ter transformado as águas do Egito em sangue (a mando de Deus)?

:P

Unknown disse...

..
Uma Negoço Lindo desses e traz tantos prejuízos assim!

Anônimo disse...

Indiretamente contribuimos para a maré vermelha. Mais uma coisa que o ser humano que o ser humano está envolvido, infelizmente!